O número de dias em que o presidente Lula esteve em viagem internacional nesses primeiros cinco meses de mandato já é maior do que o número de viagens feitas por Jair Bolsonaro, Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso.
O petista esteve 15 dias fora do Brasil dentro de um período de 127 dias. Os ex-presidentes citados acima estiveram fora por 11 dias cada um, segundo contagem feita pelo Metrópoles.
Em seu primeiro mandato, em 2003, Lula ficou fora por oito dias. O mesmo número foi registrado em 2007, no segundo mandato. Naquele ano, o petista visitou Equador, Suíça, Uruguai, Guiana, Estados Unidos, Venezuela, Chile e Argentina.
Neste terceiro mandato, o presidente brasileiro já esteve na Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes, Portugal, Espanha e Inglaterra.
Ainda no mês de maio, Lula deve fazer outra viagem internacional, desta vez visitará o Japão para participar da cúpula do G7. A viagem está marcada para os dias 19 e 21 de maio.
Dos ex-presidentes, Dilma Rousseff foi a que teve a menor quantidade de viagens internacionais nos primeiros cinco meses. No primeiro mandato, a petista viajou por nove dias. No segundo, foram apenas quatro dias de viagens internacionais.
(*) Pleno News