O advogado Cristiano Zanin toma posse nesta quinta-feira (3) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ocupando a vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposentou compulsoriamente em abril. A cerimônia está marcada para as 16h e contará com cerca de 350 convidados, incluindo ministros do governo federal, parlamentares e autoridades do Judiciário, além da presença confirmada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A sessão deve durar aproximadamente 15 minutos e será conduzida pela presidente da Corte, Rosa Weber. Após a execução do Hino Nacional, Zanin assumirá o cargo, prestando juramento de cumprir a Constituição e assinando o termo de posse. Não está previsto discurso, mas os convidados poderão cumprimentá-lo em um salão do tribunal após o encerramento da sessão.

Leia também!  ALEAM aprova projeto que permite reeleição de presidente do Tribunal de Contas do Estado

À noite, será oferecido um coquetel por associações de magistrados em um salão de festas, com convites vendidos a cerca de R$ 500.

Zanin foi indicado pelo presidente Lula e aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Atuou como defensor de Lula nos processos da Operação Lava Jato. Nascido em Piracicaba e com 47 anos, ele é formado em direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e é casado com a advogada Valeska Teixeira Zanin Martins, com quem tem três filhos. Poderá permanecer na Corte por 27 anos.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

PUBLICIDADE
Compartilhar.