O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou, nesta quinta-feira (28), o pedido de devolução do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), confiscado em fevereiro durante uma operação da Polícia Federal. A informação foi reportada por Gerson Camarotti, da GloboNews.
A decisão de Moraes segue o entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR), que avaliou que uma eventual viagem de Bolsonaro ao exterior representaria um risco para o andamento das investigações criminais em curso.
A solicitação para a devolução do passaporte foi feita pela defesa de Bolsonaro na última semana. Os advogados do ex-presidente argumentaram que a autorização para o retorno do documento seria necessária para que Bolsonaro pudesse viajar a Israel, entre os dias 12 e 18 de maio.
Segundo a defesa, Jair Bolsonaro recebeu recentemente um convite do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para visitar o país.
Este foi o segundo pedido encaminhado pelos advogados de Bolsonaro ao STF em busca da restituição do passaporte, sendo ambos negados por Moraes.