O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, destacou, na última sexta-feira (10), o papel do sistema judiciário na defesa dos valores democráticos.
“De tempos para cá, a Justiça Eleitoral precisou se preparar para novos desafios. Para combater com eficácia atos antidemocráticos contra o Estado de Direito. A Justiça Eleitoral se preparou e não vai admitir qualquer ataque à democracia no Brasil. Continuará atuando de maneira séria, imparcial e firme no sentido de impedir discurso de ódio, desinformação e mentiras de alguns setores extremistas da sociedade.”
O posicionamento do ministro ocorreu durante sua fala em cerimônia de entrega de condecorações a 28 autoridades que contribuíram nacionalmente com a Justiça Eleitoral, a cultura jurídica e a democracia.
O evento foi organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).
Entre os homenageados, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; o governador do estado, Cláudio Castro; e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
(*) com informações da Agência Brasil